sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tabelas Dinâmicas

Todo usuário de excel já se deparou com o seguinte problema:
  • Ter um banco de dados com milhares de itens;
  • Esta planilha é alimentada frequentemente;
  • Ter que criar um resumo de, por exemplo, quantos itens "A" tem na planilha e qual é o peso do item "B" em estoque.
Ao se deparar com estes 3 itens, chegamos a uma conclusão: Você precisa de uma TABELA DINÂMICA.

Mas, o que é a Tabela Dinâmica? 

A Tabela Dinâmica proporciona um resumo dos dados inseridos em uma planilha proporcionando a análise dos dados, apresentando-os de forma dinâmica e rápida sem a necessidade de criar novas tabelas. Este recurso com certeza lhe auxiliará na tomada de decisões, uma vez que é possível explorar de uma forma mais ampla o conjunto de dados.

Através desde post, venho mostrar alguns recursos básicos em uma Tabela Dinâmica e como utilizá-los.

Criando uma Tabela Dinâmica

Supondo que temos uma tabela como a descrita abaixo:


-Aqui temos uma pequena lista de itens que estão no nosso estoque de exemplo, com suas respectivas quantidades e quanto pesa cada um.

-Antes de criar uma Tabela Dinâmica, pergunte-se: A Tabela será alterada posteriormente?

Este detalhe implicará na seleção da tabela ao gerar a Tabela Dinâmica.






Para criar uma Tabela Dinâmica, vá em INSERIR --> TABELA DINÂMICA, como na imagem abaixo:

A seguinte janela irá aparecer:


Selecionando os dados e o local da Tabela Dinâmica

Particularmente, gero Tabelas Dinâmicas que são atualizadas constantemente, então exemplificarei como selecionar os dados. Vamos selecionar os dados!
Com o campo TABELA/INTERVALO selecionado, vá até a tabela que se deseja e selecione as COLUNAS (A, B, C, D .....) que contêm a tabela, como na imagem abaixo.




Pronto, agora informamos onde iremos criar nossa Tabela Dinâmica, se é ao lado desta tabela ou em outra aba da planilha.
Caso deseje que a Tabela Dinâmica seja criada em outra aba, selecione NOVA PLANILHA.
Vamos colocá-la ao lado da nossa tabela, então com o campo LOCAL selecionado, clicamos na célula que irá abrigar a Tabela Dinâmica.








Se você fez tudo corretamente, deve estar com o Excel parecido com a seguinte imagem:

Explicação do menu da Tabela Dinâmica

 Logo no início do menu, temos uma lista de campos, onde são apresentadas todas as colunas presentes na nossa tabela-base. Por padrão, ao clicar em um dos itens, o mesmo é adicionado ao RÓTULOS DE LINHA.
Abaixo da lista de campos, temos 4 áreas que dividem nossos dados. Para atribuir um campo à uma área, basta arrastá-lo para ela.
  1. Filtro de Relatório: Esta área trabalha como o filtro do excel, onde você escolhe quais informações irão aparecer na Tabela Dinâmica;
  2. Rótulo de Linha: Define as linhas da Tabela Dinâmica. Em nosso exemplo, iremos definir o campo ITEM nesta área. Ao fazer isso, a tabela automaticamente irá remover os itens duplicados, exibindo apenas valores únicos.
  3. Rótulo de Coluna: Define as colunas da Tabela Dinâmica. Ao fazer isso, a tabela automaticamente irá remover os itens duplicados, exibindo apenas valores únicos.
  4. Valores: Aqui você define se quer somar ou contar os dados da tabela. Existe várias outras opções neste campo. Neste exemplo, fiz a Tabela Dinâmica exibir a contagem de valores e sua soma.
Para atribuir dados em cada área basta arrastar os campos para as mesmas. Porém, ao definirmos os dados de VALORES, obtemos a contagem do campo. Para selecionar outras opções, clique com o botão esquerdo no campo, e depois CONFIGURAÇÃO DO CAMPO VALOR.

  



Feito isso, obtemos a Tabela Dinâmica:



E é isso. Uma maneira simples e rápida para ter um resumo de um banco de dados. Caso deseje alimentar o banco de dados, você deve atualizar a Tabela Dinâmica clicando em DADOS --> ATUALIZAR TUDO.